Wednesday, August 15, 2007

Instante

Deixai-me limpo
O ar dos quartos
E liso
O branco das paredes
Deixai-me com as coisas
Fundadas no silêncio



Sophia de Mello Breyner Andresen


Para o Pinguim e para a Cris, porque as pequenas coisas são também elas fundadas no silêncio...limpas, lisas, brancas e frescas....e aparecem em instantes, pequenos momentos aos quais temos que estar atentos para que não passem por nós como a brisa, sem os sentirmos, a não ser quando já passaram e apenas ficou na pele a última aragem...seja ela quente ou fria...é importante senti-la para poder sentir a verdade do momento...verdade dura ou verdade doce, mas verdade...porque essa brisa já não volta...


Para todos aqueles que têm a capacidade de ver através das pequenas coisas, não se deixando iludir pelas maiores....


Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.


Sophia de Mello Breyner Andresen


Para a Anita : para mim, este poema da Sophia sempre esteve associado à integridade, a rectidão, ao defender uma série de valores que nos são tão intrínsecos, que os defendemos contra tudo e contra todos. Depois pode ser secundariamente associado a essas qualidades específicamente no amor ou na amizade. Sempre achei, desde que o li a 1ª vez, que era uma descrição perfeita de alguém que poderia amar. E quanto mais o leio, mais me convenço disso. Mas cheguei também à conclusão de que se pode adequar igualmente à amizade, porque integridade e rectidão são qualidades que valorizo em toda a gente, amigos e amantes. E nesse sentido, minha amiga, este poema é para ti, por todos os anos de amizade... :) e porque a rectidão e integridade de que ele fala, me fez lembrar aquela história do teu avô e da sua honestidade, que dizes sempre que passou para ti...portanto, aqui está :)

Bom resto de semana a todos!

5 comments:

Miss Vesper said...

pela parte que me toca agradeço-te muito a dedicatoria não apenas por adorar sophia, mas pelas palavras, tuas, que se le seguiram..

instante, é isso...
foi num instante que o meu olhar cruzou o teu...
talvez mais sorte minha do que tua...
um detalhe, pequenas coisas, desde logo percebi que faziam de ti alguém muito especial...
não me perguntes bem o quê...
apenas o senti, no olhar, teu...
e continuo e continuarei a encontrar pequenos detalhes...
por não conseguir ver-te de outro modo... assim, num instante...
é isso...
um hesitar, uma tremura, um meio sorriso...pequenas coisas... tuas...
e eu mero olhar atento...só
nem o vento me leva esta visão em que instantes te vejo...
sensibilidade talvez esteril, esta a minha...
mas no tudo resto ausente...
o meu olhar te vê,presente...


beijinho mt grande
chocolate hot fudge on the side:P

Anita said...

Ora bolas que já me fizeste chorar… isso não se faz!... sabes perfeitamente que não podes escrever esse tipo de coisas que aqui a “amélia” desmancha-se toda…

Obrigado. É bom saber que há quem me conheça bem e mesmo assim esteja disposta não só a aturar-me, como a ajudar-me no que for preciso…

Se há versos no poema da deusa Sophia que acho que me definem bem são “Porque os outros se mascaram mas tu não” e “Porque os outros calculam mas tu não”… por entre os inúmeros defeitos e qualidades que tenho, sou incapaz de ser falsa e calculista e nisso sou igualzinha ao meu avô… gostava de o ter conhecido… aquilo que conheço sei-o através do filtro inconscientemente criado por terceiros… de qualquer das formas, acho que era uma daquelas pessoas tão puras que surgem uma vez em cada 100 anos… não pretendo ser e sei que não sou tão pura e boa como ele, mas sei que muito dele vive em mim, pois há características bem vincadas da minha personalidade que não consigo reconhecer nos meus pais… se existe vida depois da morte, gostaria de sabê-lo a usufruir da paz que não teve em vida e a divertir-se com os nossos problemazitos que aos nossos olhos são enormes… gostaria que um dia tivesse orgulho em mim...

Beijinhos and thanks again!

João Roque said...

Bem, não me puseste a chorar..., mas puseste-me a pensar, a pensar que vale a pena apostar nos valores que para nós próprios marcamos como os importantes, em quaisquer circunstâncias da vida, e neles incluo, como já sabes a Amizade, na qual te incluo sem reservas.
Obrigado, do coração e também um obrigado pela óptima companhia que me arranjaste, perfeita...
Beijoquitas.

Miss Vesper said...

ohhh agora quem ficou comovida fui eu querido Pinguim... do coração te incluo sem quaisquer reservas no valor que sempre tentei respeitar, cuidar e podar, como se um bonsai se tratasse, a Amizade... e se calhar enganei-me e por companhia estavas a referir-te à Sophia de Mello Breyney, ela sim perfeita na sua conjugação de palavras e na sua sensibilidade poética...

eu de perfeita não tenho nada... nem aspiro a ser, a não ser na melhoria da escrita, buscando sempre o melhor nas palavras... de resto tento não descuidar o respeito... acima de tudo. no demais sou apenas um conjunto de fragmentos frageis e com muitas arestas, longe de qualquer perfeição esculpida...

eu é que agradeço, o teu encontro, as tuas palavras, e saber através da tua janela que existe ar puro... Obrigado Pinguim.

e obrigado Catwoman por me colocares nos detalhes, no gosto pelas pequenas coisas valiosas, ao lado do Pinguim... nesta tua casa tão especial...

beijinhos grandes

Catwoman said...

Com tantas palavras bonitas e carinhosas, faltam-me as minhas... não têm nada a agradecer, vocês são 3 das pessoas mais especiais que conheço e sinto-me uma felizarda por os ter na minha vida. Tal como dizes querido Pinguim, estão todos incluídos nos meus afectos, sem reservas. Esta foi apenas uma forma de unir e homenagear nas suas viagens que se cruzam e tocam, 3 pessoas muito queridas para mim e que merecem isto e muito mais...todos vocês, cada um à sua maneira, me ajudam a ser melhor e a seguir o meu caminho.

Muitos, muitos beijinhos a todos !

Boa semana!