Saturday, August 4, 2007

Alive and Screaming - Death Proof

Esqueçam a queima de soutiens, as quotas de presença igualitária no parlamento, os Anjos de Charlie ou até mesmo a Lara Croft - girl power a sério é com o Quentin Tarantino. Só ele tem "tomates" para fazer das suas "leading ladies" feias, porcas e más, mas sempre femininas e kicking ass. E enxertos de porrada monumentais, cheios de estilo e pontuados por diálogos de ir às lágrimas de tanto rir, é coisa que não falta em Death Proof. O segundo quarteto de meninas é especialmente bom, com especial destaque para a black queen Tracie Thoms (que tem as melhores deixas do filme)e para a dupla de Uma Thurman em Kill Bill, Zoey Bell, aqui a fazer de si mesma. No meio do estrogéneo, um Kurt Russell ressuscitado dos mortos com o sentido de humor e do ridículo que só Tarantino tem - com ele os dois andam de mãos dadas.

A montagem é vertiginosa (atenção ao primeiro embate dos dois carros...) os efeitos trashy na película uma delícia, a banda sonora é das melhores de Tarantino, senão a melhor, e acima de tudo nota-se em cada frame o gozo monumental que este filme deu a quem o fez - Mr Tarantino had a lot of fun. E eu também, sentada no escuro da sala de cinema, a vibrar em sintonia com cada pontapé e com uma audiência de aficcionados do maior geek que o cinema americano já viu. Um geek nascido precisamente nas salas de cinema, foi essa a sua escola. Talvez por isso saiba tão bem fazer filmes que fazem a sala encher-se de vida. Quem não gosta de Tarantino, não é com Death Proof que vai mudar de ideias, mas para quem gosta, vai ficar a gostar ainda mais - nem Kill Bill volume 1 é tão electrizante, é apenas mais cool.É claro que há aqui muito mais para ver e analisar, muitas homenagens a filmes e estilos que Tarantino adora, tudo tem um significado, mas acima de tudo Death Proof é uma injecção de adrenalina directamente no coração. Tal como acontece a Uma Thurman em Pulp Fiction. E alguém esquece essa cena do filme...?Pois...


Bom fim de semana!

3 comments:

Anita said...

Amei, amei, amei... pensava ser impossível mas ainda fiquei mais fã do Tarantino... é como dizes, girl power é com ele ;)

é o delírio do princípio ao fim e a vibração e comunhão de emoções que ia naquela sala foi de facto única...

para mim este filme tem dois dos melhores momentos de cinema deste ano e até quem sabe de sempre... o primeiro "acidente" como já mencionaste... eu fiquei esmagada... e toda a sequência final com um Kurt Russell com uma personagem tão tótó que me levou às lágrimas de tanto rir... :)

estou em pulgas para novo filme deste geekzinho...

Beijinhos

P.S. - Eh pá, acho que não vou resistir e vou ver outra vez em breve hehe!

Catwoman said...

Quando fores avisa ;) é mesmo para repetir a dose.

"Do you know what happens to people who carry knifes? they get shot!" LOL

"Kick in the head III"

Beijinhos

João Roque said...

Só tenho pena de "não ir à bola", com aquele cromo do Kurt russel, que nunca chegará a ser um actor razoável, nem num filme do Tarantino.
beijoquitas.