Sunday, April 27, 2008

Blade Runner

Replicant. Implica o acto de duplicar o mesmo ser várias vezes, criando sempre o mesmo produto final. Um todo homogéneo e imutável, isento das transformações que o contacto com o mundo opera. Uma vida com prazo de validade (não o são todas?) controlada do nascimento à morte e, por isso, menor. "Nem sempre é fácil encontrar o nosso criador", diz Roy. O criador esquece-se que, ao lançar a "criação" para o mundo, esta torna-se outra, é entregue a si própria. Vê, sente e evolui.

Num mundo de Replicants, a individualidade é muitas vezes esquecida. Excepto por aqueles que a sentem na pele. Mesmo que a pele seja sintética.

E talvez seja assim. Vemos coisas, sentimos coisas, vivemos e depois morremos. E com cada um morre algo de único e irrepetível. E são esses momentos entrelinhas, no entretanto, que se tornam mágicos. Aqueles momentos parvos e sem nada de grandioso em que tudo acontece e que tudo marcam. As pessoas perderam a capacidade de simplesmente estar, sem que nada mais seja preciso. Estar com o outro, apenas. Sem grandes acontecimentos ou planos. Just be.E são esses momentos que devem ser Replicants.

Boa semana !

Monday, April 21, 2008

Serial instincts

Encontrei-me novamente com esta música ao vasculhar os meus ficheiros MP3 para renovar a playlist para o dia seguinte. Sim, o Ipod e os seus "primos" mais "chungas" (um dos quais é meu)são uma arma indispensável contra o dia-a-dia urbano. Ouvimos histórias enquanto outras nos passam ao lado, construímos personagens a meio caminho entre a cara do desconhecido no metro e a Beyonce que nos berra aos ouvidos (bem antes ouvi-la do que vê-la, a abanar-se tanto que parece que está a ter um ataque epilético (não tenho nada contra a Beyonce, já abanei o pézinho ao som da moça, mas o que é demais enjoa).
Não sei porquê, sempre gostei desta música dos Scissor Sisters. Talvez seja a surpreendente..."profundidade" da letra, por debaixo de uma melodia contagiante. Talvez seja a loucura subjacente a algumas estrofes...eu sempre disse que daria uma excelente serial-killer... ;)



It's not easy having yourself a good time
Greasing up those bets and betters
Watching out they don't four-letter
Fuck and kiss you both at the same time
Smells-like something I've forgotten
Curled up died and now it's rotten
I'm not a gangster tonight
Don't want to be a bad guy
I'm just a loner baby
And now you're gotten in my way

I can't decide
Whether you should live or die
Oh, you'll probably go to heaven
Please don't hang your head and cry
No wonder why
My heart feels dead inside
It's cold and hard and petrified
Lock the doors and close the blinds
We're going for a ride

It's a bitch convincing people to like you
I've got to hand it to you
You've played by all the same rules
It takes the truth to fool me
Oh I could bury you alive
But you might crawl out with a knife
And kill me when I'm sleeping

Sunday, April 20, 2008

The wild rose

They call me the wild rose

And I believe in Love

And I believe in some kind of path

That we can walk down

Duas das minhas músicas favoritas de Nick Cave, para aqueles que conseguiram bilhetes para o concerto e para os que não conseguiram... eu não consegui snif snif

Quem lá for, passe por aqui e conte tudo!

Boa semana para todos